eu achei mesmo que logo todo mundo a usar lousa digital. que as escolas, alunos, pais professores iam ver a lousa cada vez mais como um apoio visual à explicação, e menos como uma referência concreta do conteúdo da aula. achava isso porque percebo que cada pessoa aprende de um jeito diferente. cada um interpreta o que o professor diz - e o que os colegas perguntam - de uma maneira. cada um faz um caminho lógico e um raciocínio pra compreender o conteúdo da matéria, e esse caminho tem a ver com a própria subjetividade e com as experiências de quem assiste a aula. bom, mas essa sou eu.
daí que meus alunos disseram que minha lousa é ruim.
e, olha, é mesmo.
é ruim, principalmente pro objetivo deles. já que minha disciplina não tem livro didático nem apostila, eu compreendo perfeitamente que busquem na lousa uma referência. e, como referência, sejamos sinceros, minha lousa é uma bela droga. tenho sérias dificuldades em fazer esquemas explicativos que não dependam de longos textos. em parte porque acho que eles não funcionam, não explicam nada, e não ajudam meus alunos a responderem o tipo de questão que eu elaboro para suas provas, de cunho mais analítico. e aí, pra consultar como referência rápida da matéria, minha lousa de fato não presta.
isso não quer dizer que eu não possa aprender a fazer isso. talvez essa seja uma daquelas coisas muito úteis que eu estou esperando aprender com meus alunos. tem várias e antes de começar a dar aulas nessa escola eu até fiz uma listinha mental. quem sabe um dia eu escrevo melhor sobre isso. a lousa, então, acaba de ser incluída nessa listinha.
acho que vocês terão que me dar uma aula de lousa. vamos lá, molecada: o que é, afinal, uma "lousa boa"? como seria a "lousa ideal" de sociologia?
;)
talvez depois de explicar um conceito, voce possa fazer um resumo dele que seja possivel escrever em uma linha ou duas
ResponderExcluirolha professora acho que você poderia apagar completamente a lousa da aula anterior à sua. Isso já deixaria a lousa bem mais organizada
ResponderExcluirPrimeiro de tudo eu acho q seria bom usar só letra de forma, pq letra de mão eh horrível pra ler de longe! Seria bom que tivesse menos abreviações tbm...pq as vezes copio sabendo o q é mas para estudar já nao lembro mais. Algo em tópicos também facilita muuuuito... e não fica mal explicado, pq força a gnt a anotar a respeito (muitos professores fazem isso. E acho q é isso..espero ter ajudado.
ResponderExcluirUma losa concisa, com uma sequencia racional e lógica dos temas da aula ajudam o aluno a desenvolver e armazenar as informações, integrando os fatos e informações. Como aluno seu observo que sua losa é pouco desenvolvida nesse quesito, algumas vezes com informações jogadas em cantos que estavam vazios sem nenhuma ligação aparente com a linha de raciocínio, apesar de apresentarem. Isso dificulta muito a apresentação dos fatos e a transcrição para o caderno. Ajudaria e muito se melhorasse esse aspecto. A letra também é um pouco difícil de entender. Agradeço o espaço e espero que essa crítica construtiva a ajude
ResponderExcluir