segunda-feira, 15 de abril de 2013

a lousa

eu achei mesmo que logo todo mundo a usar lousa digital. que as escolas, alunos, pais professores iam ver a lousa cada vez mais como um apoio visual à explicação, e menos como uma referência concreta do conteúdo da aula. achava isso porque percebo que cada pessoa aprende de um jeito diferente. cada um interpreta o que o professor diz - e o que os colegas perguntam - de uma maneira. cada um faz um caminho lógico e um raciocínio pra compreender o conteúdo da matéria, e esse caminho tem a ver com a própria subjetividade e com as experiências de quem assiste a aula. bom, mas essa sou eu.

daí que meus alunos disseram que minha lousa é ruim.
e, olha, é mesmo.

é ruim, principalmente pro objetivo deles. já que minha disciplina não tem livro didático nem apostila, eu compreendo perfeitamente que busquem na lousa uma referência. e, como referência, sejamos sinceros, minha lousa é uma bela droga. tenho sérias dificuldades em fazer esquemas explicativos que não dependam de longos textos. em parte porque acho que eles não funcionam, não explicam nada, e não ajudam meus alunos a responderem o tipo de questão que eu elaboro para suas provas, de cunho mais analítico. e aí, pra consultar como referência rápida da matéria, minha lousa de fato não presta.

isso não quer dizer que eu não possa aprender a fazer isso. talvez essa seja uma daquelas coisas muito úteis que eu estou esperando aprender com meus alunos. tem várias e antes de começar a dar aulas nessa escola eu até fiz uma listinha mental. quem sabe um dia eu escrevo melhor sobre isso. a lousa, então, acaba de ser incluída nessa listinha.

acho que vocês terão que me dar uma aula de lousa. vamos lá, molecada: o que é, afinal, uma "lousa boa"? como seria a "lousa ideal" de sociologia?

;)


4 comentários:

  1. talvez depois de explicar um conceito, voce possa fazer um resumo dele que seja possivel escrever em uma linha ou duas

    ResponderExcluir
  2. olha professora acho que você poderia apagar completamente a lousa da aula anterior à sua. Isso já deixaria a lousa bem mais organizada

    ResponderExcluir
  3. Primeiro de tudo eu acho q seria bom usar só letra de forma, pq letra de mão eh horrível pra ler de longe! Seria bom que tivesse menos abreviações tbm...pq as vezes copio sabendo o q é mas para estudar já nao lembro mais. Algo em tópicos também facilita muuuuito... e não fica mal explicado, pq força a gnt a anotar a respeito (muitos professores fazem isso. E acho q é isso..espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  4. Uma losa concisa, com uma sequencia racional e lógica dos temas da aula ajudam o aluno a desenvolver e armazenar as informações, integrando os fatos e informações. Como aluno seu observo que sua losa é pouco desenvolvida nesse quesito, algumas vezes com informações jogadas em cantos que estavam vazios sem nenhuma ligação aparente com a linha de raciocínio, apesar de apresentarem. Isso dificulta muito a apresentação dos fatos e a transcrição para o caderno. Ajudaria e muito se melhorasse esse aspecto. A letra também é um pouco difícil de entender. Agradeço o espaço e espero que essa crítica construtiva a ajude

    ResponderExcluir